terça-feira, 28 de agosto de 2012

Otites!!!

 

Otite é a inflamação do conduto auditivo. Algo muito comum nos animais, que, quando não diagnosticado ou tratado corretamente, pode levar os animais à surdez e, ainda, a alterações de postura e comportamento, como andar em círculos. Outros sinais clínicos incluem o odor fétido, dor e a presença de secreção.

Existem diversas causas para ocorrer a  otite: produção excessiva de células de descamação, associada à presença de bactérias, fungos, ectoparasitos, manuseio (água , limpeza feita de forma incorreta, depilação...).

Porém, existem também fatores predisponentes, que dificultam o tratamento, como a presença de pólipos e neoplasias (tumor) no conduto auditivo, anatomia do ouvido , como por exemplo cães de orelhas pendulares como os da raça Basset. Algumas desordens sistêmicas também podem desencadear otites recidivantes.

orelha de cão

O tratamento incorreto, prescritos sem diagnóstico definitivo, é uma das causas mais comuns de tratamentos falhos e otite recidivante que se torna crônica e mais dificil de obter cura.

Sendo assim, o exame citológico é indispensável para o tratamento da doença. Existem outros tipos de exames que o Médico Veterinário pode solicitar, como exame de cultura e antibiograma, para maior segurança e eficácia do tratamento.

O tempo de tratamento pode variar de acordo com a causa da otite.

Lembre-se, para obter o tratamento correto, leve sempre no Médico Veterinário.

Dra. Júlia Paes Monteiro    

Dermatologia Veterinária   

Nenhum comentário:

Postar um comentário