quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Displasias Foliculares Ligadas à cor


Pinscher, 3 anos de idade, fêmea, inteira, coloração azul.
.
As displasias foliculares ligadas à cor da pelagem, também descritas de displasia cutânea neuroectodermais congênita, são histopatologicamente e geneticamente semelhantes e tratam-se, provavelmente, da mesma doença, porém, com apresentações clínicas distintas: difusa, na ALOPECIA POR DILUIÇÃO DE COR (ADC) e localizada na ALOPECIA FOLICULAR DOS PÊLOS PRETOS (DFPP).


Essas alopecias são caracterizadas por acúmulos de melanossomas nos melanócitos e insuficiencia transferencia de melanina para os queratinócitos adjacentes.


Os pêlos que apresentam acumulo muito irregular de melanina, são mais suscetíveis à fraturas e se quebram.


Nos cães são caracterizadas por alopecia, escamação, pelos opacos.


A ALOPECIA POR DILUIÇÃO DE COR é uma condição dermatológica rara e hereditária que tem sido descrita em cães da raça Doberman Pinschers, Teckel, Yorkshire Terriers e Chow-Chow. A doença ocorre nos cães de cor azul, ou castanho-claro na pelagem.


Sua etiologia é desconhecida, mas os genes para cor de pelagem desempenham um papel significativo na condição.
Pinscher , diagnóstico: Alopecia Folicular por diluição de cor.


A doença é caracterizada pela perda dos pêlos em regiões de coloração azulada ou castanho-clara
principalmente, ocorrendo também em outras colorações de pêlo com menor freqüência.
Os cães acometidos pela doença podem apresentar quadros de piodermite e foliculite bacteriana
recidivante.


A alopecia ocorre geralmente por volta dos três anos de idade e a velocidade da perda de pêlos é variável, mas os cães que possuem uma maior área de pelame com diluição de cor ficam totalmente alopécicos com maior rapidez.


A DISPLASIA FOLICULAR DOS PÊLOS NEGROS, afetam cães que apresentam cães com pelagem  com mais de uma cor além da preta, a região acometida é restria à pelagem preta.




Ainda não foi descrito tratamento que comprove a cura. Porém, isso não afeta a qualidade de vida do animal, visto que é um doença é apenas estética.
Snoopy ,  Yorkshire , canino, macho, interiro, aproximadamente 5 anos de idade, segundo o proprietário, apresenta a fala de pêlo há muitos anos. Diagnóstico: Displasia Folicular dos Pêlos Pretos


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Qual a causa da alergia do meu cão???

Você sabia que há diversas causas que podem fazer o seu animal desenvolver alergia??


A mais comum das alergias é a DAPP / DAPE (dermatite alergica à picadas de pulgas / ectoparasitas).
Em um cão alérgico a picada de uma pulga pode causar um enorme transtorno para o seu animal. Ele pode se coçar por 20 dias seguidos intensamente.
O diagnóstico da alergia é feito através de exclusão. O Médico Veterinário irá seguir etapas para diagnósticar a causa alérgica. Esse processo é lento, deve ser seguido rigorosamente, como o acompanhamento do Médico Veterinário.

A DAPP é a primeira causa a ser excluída em um cão com sinais clinicos de alergia.
A segunda causa alergica a ser excluída é a Hipersensbilidade Alimentar, onde o animal deve fazer uma dieta restritiva com ração especial ou comida caseira prescrita pelo Médico Veterinário.
Dermatite Atopica é o terceiro passo, o animal quando não responde à nenhuma das exclusões e de acordo com o quadro clinico ele pode ser diagnosticado com Atopia. Em alguns casos , de acordo com o grau de alergia, historico do animal, exame fisico detalhado e quadro dermatológico, o Dermatologista Veterinário pode chegar a esse diagnóstico nas primeiras visitas, porém , quase sempre é necessario seguir todos os passos, mesmo após o diagnóstico.

Consulte  um Médico Veterinário Especializado.

 Dra. Júlia Paes Monteiro
Dermatologia Veterinária
IVE - Instituto de Especialidades Veterinário